terça-feira, 14 de outubro de 2008

Make me a channel of your peace

Bem estas próximas semanas são de loucos. Reparei ontém escrevi muito pouco este mês. Realmente não tem sido fácil. Bem ontém tive um serão muito fixe. Fui ao interfaith sharing, depois ainda fui escalar. E tive ate as 2 a acabar uma apresentação.
O Interfaith sharing foi brutal. O tema foi a oração. Estavamos la cristãos, católicos e protestantes, muçulmanos e indus. Brutal! Sabiam que os mulçumanos tem uma coisa muito parecida com um terço, onde tem os 99 nomes de Deus? Brutal. Foi fantástico. Eles a fazerem perguntas sobre o pai-nosso, que nunca tinham visto, o que significava cada uma das frases para nós. Os mulçumanos na oração tem muito mais fórmulas que nós, e tem mesmo horas especificas em que tem de rezar. Não tem propriamente missas como nós. Ficaram muito interessados na dinâmica do grupo da JAP! Muito fixe. E foi muito bom trocar impressões com todos eles. Os indus tem uma oração muito mais aberta, mas é quase sempre pessoal, não comunitária como nós temos. Ambos tem sempre certas posições para rezar, prostados, curvados, etc... Foi simplesmente uma experiência única. Tive tantas novidades, foi muito fixe. É giro que em todas estas religiões as orações começam sempre com um nome, o nosso pai-nosso ou o sinal da cruz, e os hindus e os muçulmanos também tem. Vou por aqui uma das orações dos muçulmanos:

Bismillahir Rahmanir Rahim
Alhamdu lillahi Rabbil'alamin
Arrahmanir Rahim
Maliki yaw middin
Iyyaka na'budu wa iyyaka nasta'in
Ihdinas siratal mustaqim
Siratal lazina an'amta 'alayhim
ghayril maghzubi 'alayhim walazzallin

Eles só rezam em árabe, qualquer que seja o país. Eles não traduzem o corão, e ficaram um pouco espantados de nós por exemplo não rezarmos a oração de S. Francisco em Italiano, já que foi a lingua original em que foi escrita, eles dizem que ao traduzir por vezes se perde o verdadeiro sentido. Bem vou passar aqui a tradução para inglês:

I commence with the Name of Allah
Special praise be to Allah, the sustainer of the creation
The compassionate, the merciful
Lord of the Day of Judgement
You alone we worship, and to You alone we pray for help
Guide us to the straight path
The path of those whom You have favoured - The prophets and their successors
Not those who have incurred Your wrath, nor of those who have gone astray.

Bem isto é só o principio o primeiro capítulo. Outra coisa muito parecida em todas as religiões é que as orações começam sempre viradas para deus, e depois para o terreno, como no pai-nosso.

Bem depois fui à escalada, que foi muito fixe. Foi numa parede mais pequena que ta sempre aberta, não precisamos de corda, é só escalar para o lado. Foi fixe. Hoje já tive a trabalhar no projecto da máquina das frutas, acabou por sair umas ideias interessantes, mas pronto aldrabamos um bocadinho. Bem o projecto do pipeline está atrasado, continuamos a não ver trabalho feito por alguns elementos do grupo. Mas também como duvido ser capaz de fazer o exame, já não me interessa muito. Enfim... Bem tenho de ir trabalhar, espero que tenham gostado de mais esta históriazita. Desculpem não escrever mais frequentemente. Mas acreditem não me esqueço de nenhum de voces. Beijinhos e abraços

1 comentário:

Anónimo disse...

Fixe mesmo fixe. Nunca pensei que a mais valia que tirarias da estadia na Holanda passasse pela cultura religiosa.Lindo o que nos contaste. Muitos beijinhos.