
sábado, 29 de novembro de 2008
when you do things right, people won't be shure if you have done anything at all

sábado, 22 de novembro de 2008
Neve!


terça-feira, 18 de novembro de 2008
De volta à carga!
domingo, 16 de novembro de 2008
Fatigue
Na quinta fomos ver a central de aquecimento da universidade, têm tipo 3 caldeiras, uma de 15MW e duas de 35MW! Fornece aquecimento para todos os edificios do campus. São caldeiras de gas, e uma delas também produz electricidade. Foi engraçado, mais uma actividade da semana de sustentabilidade.
Bem tenho de ir trabalhar, não houve assim mais eventos de especial... Vão dando noticias, que eu vou tentar fazer o mesmo. Beijinhos e Abraços
Tiago
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Don't throw anything away, there is no "away"!
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Outra primeira semana!
Bem na quarta fui a amesterdão comprar uns sapatos de escalada na dechatlon. Aqui não é uma loja muito conhecida. Mas lá são muito mais baratos, claro que são fraquinhos. O curso de escalada tá ser muito fixe, eles trocaram as rotas todas na parede, por isso agora tenho de as descobrir outra vez. E na quarta fiz pela primeira vez no tecto! É uma sensação estranha, tar de cabeça para baixo, e é um bocado forte. Tá a ser fixe.
Tao e por ai? continuo um pouco desligado das notícias daí. Sei que agora andam vocês em testes.. e que o benfica levou 2... De resto tenho visto o gato fedorento, e viva o magalhaes. Na segunda fui a uma aula de bike! bem fixe, mas não sei porquê acho k não foi tão dura como aí! Se calhar foi só impressão.
Hoje o tempo até mais quentinho outra vez, mas nos outros dias teve um pouco agressivo, sempre que se saía à rua tinha de ser de luvas, casaco e gorro. Também fica de noite bem cedo agora, por volta das 5. Mas tem sido uma semana fixe, para descansar.
Bem mais novidades, ... pois não sei bem. Não se passou muito. Ah é verdade, a dechatlon em amesterdão fica ao péo estado do Ajax. A zona é brutal, a estação dos comboios, os cinemas la ao lado, é uma zona só de lojas, muito fixe por acaso. Depois andamos por lá a pé, o Rui queria ir comprar uns bilhetes para um concerto, mas depois não conseguimos. Encontramos outro restaurante português, chamado portugália. Não tem nada a ver com a que temos aí. Mas o outro era mais fixe. Foi fixe porque vimos mais umas zonas de amesterdão. Vou tentar por aqui algumas das fotos de Roterdão, ainda não vos mostrei. Bem vão dando notícias, prometo vir escrever mais vezes. Beijinhos e abraços para todos, Tiago
sábado, 1 de novembro de 2008
nada de jeito
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
De volta!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Saved by the bell
Bem nos ultimos dias foi acabar as coisas para isto, o curso de escalada na quarta foi muito fixe. Para a semana é a última aula, vamos a outro ginásio em Den Hag, para escalar la a noite. Bem estou cansado, mas tenho de estudar para os exames. Não estou agora com muita cabeça para escrever. Só deixar aqui um texto que recebi por mail, para o pessoal que como eu, cresceu nos anos 90:
Se cresceste nos anos 90...
- Ainda te lembras de quando valia a pena acordar cedo para ver desenhos animados;
- Sabes de cor a música de pelo menos 4 canções da Disney;
- Fazias aquelas coisinhas de papel para ver com quem é que te ias casare os 'quantos queres?' ;
- Cantavas as musicas das Spice Girls, mas não sabias bem o que é que estavas a dizer;
- Sabias que a Power Ranger cor de rosa e o verde ainda iam acabar juntos;
- Não perdias um episódio do Dragon Ball;- Tiveste, pelo menos, um Tamagotchi;
- Sabias as músicas dos Onda Choc de cor 'ele é o reiii, eiii, eiii'
- Ainda és do tempo em que a Anabela cantava 'quando cai a noite na cidadeee'...
- Brincavas aos Polly Pocket!
- Ainda te lembras da coreografia da Macarena;
- Gritavas 'Olhós namorados, primos e casados!';
- Choraste quando o Mufasa morreu e, se for preciso, voltas a chorar se voltares a ver o filme outra vez;
- Tururururu Inspector Gadget Tururututu!
- Ainda te lembras de ver a tua mãe ou a tua avó a chorar a ver o 'Ponto de encontro'
- 500 escudos dava para tanta coisa!
- 'Bem-vindos ao mundo encantado dos brinquedos, onde há reis, princesas, dragões!'
- Todas as tuas decisões importantes eram feitas com um 'pim-pu-ne-ta'
- 'Velho' queria dizer qualquer pessoa acima dos 17 anos;
- Conheciass pelo menos uma pessoa que tinha daqueles ténis com luzinhas!
- Quando ias ao cabeleireiro, a tua mão dizia-te que ficavas linda/o de 'poupa';
- Querias sempre um Push-pop e a tua mãe nunca te queria dar porque ficavas todo a colar!!!
- Levaste pelo menos um sermão por teres colado o teu 'pega-monstros' ao tecto da cozinha;
- Trocavas tazzos e matutolas;
- Vias o Zig-Zag, e o Buereré.
- Vias o Riscos, no canal 2, e sentias-te muito mais crescida.
- Achavas piada ao 'quarto-escuro';
- Respondias aos insultos com 'quem diz é quem é!!'
- Lembras-te de ver os Simpsons e de não perceberes porque é que, sendo desenhos animados, não tinham graça nenhuma;
- Viste o Rei Leão, e os 101 dálmatas.
- Já te apercebeste que já não és uma criança, e que sabe bem recordar os momentos que já passaram...
Bem principalmente achei piada aos simpsons, porque agora acho bue piada aquilo, mas lembro me perfeitamente de não gostar daquilo! bem tenho aulas e tenho de estudar.. Abraços e Beijos para todos, vao dando notícias!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Make me a channel of your peace
O Interfaith sharing foi brutal. O tema foi a oração. Estavamos la cristãos, católicos e protestantes, muçulmanos e indus. Brutal! Sabiam que os mulçumanos tem uma coisa muito parecida com um terço, onde tem os 99 nomes de Deus? Brutal. Foi fantástico. Eles a fazerem perguntas sobre o pai-nosso, que nunca tinham visto, o que significava cada uma das frases para nós. Os mulçumanos na oração tem muito mais fórmulas que nós, e tem mesmo horas especificas em que tem de rezar. Não tem propriamente missas como nós. Ficaram muito interessados na dinâmica do grupo da JAP! Muito fixe. E foi muito bom trocar impressões com todos eles. Os indus tem uma oração muito mais aberta, mas é quase sempre pessoal, não comunitária como nós temos. Ambos tem sempre certas posições para rezar, prostados, curvados, etc... Foi simplesmente uma experiência única. Tive tantas novidades, foi muito fixe. É giro que em todas estas religiões as orações começam sempre com um nome, o nosso pai-nosso ou o sinal da cruz, e os hindus e os muçulmanos também tem. Vou por aqui uma das orações dos muçulmanos:
Bismillahir Rahmanir Rahim
Alhamdu lillahi Rabbil'alamin
Arrahmanir Rahim
Maliki yaw middin
Iyyaka na'budu wa iyyaka nasta'in
Ihdinas siratal mustaqim
Siratal lazina an'amta 'alayhim
ghayril maghzubi 'alayhim walazzallin
Eles só rezam em árabe, qualquer que seja o país. Eles não traduzem o corão, e ficaram um pouco espantados de nós por exemplo não rezarmos a oração de S. Francisco em Italiano, já que foi a lingua original em que foi escrita, eles dizem que ao traduzir por vezes se perde o verdadeiro sentido. Bem vou passar aqui a tradução para inglês:
I commence with the Name of Allah
Special praise be to Allah, the sustainer of the creation
The compassionate, the merciful
Lord of the Day of Judgement
You alone we worship, and to You alone we pray for help
Guide us to the straight path
The path of those whom You have favoured - The prophets and their successors
Not those who have incurred Your wrath, nor of those who have gone astray.
Bem isto é só o principio o primeiro capítulo. Outra coisa muito parecida em todas as religiões é que as orações começam sempre viradas para deus, e depois para o terreno, como no pai-nosso.
Bem depois fui à escalada, que foi muito fixe. Foi numa parede mais pequena que ta sempre aberta, não precisamos de corda, é só escalar para o lado. Foi fixe. Hoje já tive a trabalhar no projecto da máquina das frutas, acabou por sair umas ideias interessantes, mas pronto aldrabamos um bocadinho. Bem o projecto do pipeline está atrasado, continuamos a não ver trabalho feito por alguns elementos do grupo. Mas também como duvido ser capaz de fazer o exame, já não me interessa muito. Enfim... Bem tenho de ir trabalhar, espero que tenham gostado de mais esta históriazita. Desculpem não escrever mais frequentemente. Mas acreditem não me esqueço de nenhum de voces. Beijinhos e abraços
domingo, 12 de outubro de 2008
Invited to God's feast


quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Nants ingonyama bagithi Baba!
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
E viva o pipeline!
Andei a limpar a casa, isto tem de tar bonito para a primeira visita:P Hoje pela primeira vez a apresentação de desgin of machines and mechanisms correu bem, eles não tiveram muito defeitos a apontar.
Tem sido complicada esta semana, mas pronto ontém lá consegui ir à aula de escalada. Ah é verdade voltei a desenvolver os meus dotes culinarios! Fiz canja, ta muito fixe! e hoje fiz frango a brás! Claro com as indicaçoes da minha mae, não tem nada que saber:P
Pois de resto não tenho muito mais que escrever, isto de trabalhar nao tem muito que contar. Vou tentar por aqui algumas fotos em atraso. Beijinhos e abraços para todos:P
domingo, 28 de setembro de 2008
Fim de semana
Bem não escrevi mas não consegui abrir conta no banco, parece que só é grátis para alunos que fiquem pelo menos um ano. Tinha de pagar prai 40 €, lol. Enfim. Tive no mercado na quinta e no sábado, foi fixe, comprei uma galinha, beringelas fruta. A actividade desta semana no centro da cidade era um festival de musica cigana! É sempre uma surpresa. A tenda até tava engraçada, vi-a no sábado de manhã, mas depois à noite acabei por não ir lá. No sábado o Rui foi a Amesterdão com o resto do pessoal, mais uma vez fiquei a trabalhar. Bem como vem tenho muito para escrever e ando para aqui a baralhar tudo.
Bem começando por sexta tava mesmo cansado. Ia adormecendo nas duas aulas que tive. A ultima foi mesmo mau porque foram 2 horas sem intervalo, e não conheço lá ninguém tava mesmo a cair para o lado. Era de turbinas de gás, aquilo até é interessante, tavamos a ver os aspectos de contrução e funcionamento dos compressores e turbinas. Lembram-se de triangulos de velocidades e factores de escorregamento? as coisas que um gajo aprende em mecânicas dos fluidos... Bem depois tava um pouco deprimido com todo o trabalho, o cansaço e tudo o resto. Mas decidi que até ao fim de Outubro vou tentar dar tudo por tudo, depois logo se vê. Duvido que consiga fazer as cadeiras todas, especialmente a de conecção dos materiais, tive a ver o exame e aquilo e muito frito da cabeça. Só materiais mesmo... enfim. E é muito mau depois deste trabalho todo com o projecto a cadeira ficar para tras por causa do exame. Bem depois acabei por ficar por casa o resto do dia. No sábado de manhã fui para o vólei, foi bem fixe, com os outros Portugueses de Coimbra, finalmente tivemos um jogo de 4 para 4. Foi mt fixe. Depois fui ao mercado, almocei, já tarde por ter de cozinhar as beringelas e tal. Fui para a biblioteca, e mais uma vez perdi 3h de volta de websites e alguns livros a procura de informação para escrever meia página sobre as empresas, os materiais e os tralhadores para o pipeline. Que treta. Não sei se sou eu que não sei pesquisar, mas a verdade é que não estamos habituados a ter este tipo de investigação no IST. Bem entretanto fiquei ca fora depois de fechar a estudar na relva, a ver um grande por do Sol, e a estudar energia solar, para a cadeira de energias renováveis. Ai sim rendeu o estudo. É mau porque tenho de estudar tudo no pc, onde tenho os acetatos e os manuais, chego ao fim do dia com a vista bue cansada :S ainda bem que o meu optometrista não vai ler isto, ou se calhar vai. Enfim ele vai ficar todo contente. Tou a brincar. Pois é, e à noite fui ver o jogo do benfica-sporting na net com os portugueses de Coimbra. Foi um bocado estranho, com comentários em brasileiro e tal. Só tenho uma coisa a dizer: GRANDA BENFICA!
Bem hoje acordei cedo e fiz uma data de coisas de manhã. Lavei a roupa fui correr, fui à missa,... Foi sobre a paz e a justiça. Foi brutal. A pastora pôs gente de diferentes partes do mundo a falar sobre o significado da paz no seu país: uma americano, um do sudão, um da indonésia e o outro já não me lembro de onde era. Gostei mesmo de ouvir a americana e o do sudão. Lá, 95% da populção vive abaixo da linha da pobreza. 95% num país rico em petroleo. Serve apenas 5% da população. Ele falou especialmente em Dafur. Foi giro porque não sabia que era no Sudão. Aqui à um tempo encontrei um video de uma musica de solidariedade: Artistas por Dafur. Tava no myspace da Claudine. Agora tem lá uma musica do novo album dela.
Bem depois à tarde fomos a Roterdão. Bem fixe. O passeio fez-se bem, 45min para cada lado, de bicicleta claro. Vimos muita coisa lá. As casas cúbicas são brutais. Por fora não parece mt bem cuidado. Mas por dentro do empreendimento está muito fixe. As casas parecem árvores. Depois vou tentar por aqui fotos, isso realmente leva algum tempo. Bem claro vimos muitas outras coisas, Roterdão é muito grande mas não deu para ver tudo. Bem fixe.
Bem tenho de ir dormir, já é tarde e já escrevi bastante. Beijos e Abraços pra todos
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
1 mês
Vida de estudante...
Por aqui tenho daqui a uns minutos a minha primeira apresentação, vou mesmo falar sozinho para a turma toda. Ya a gente pensa que tamos habituados a fazer isso no secundário, mas a verdade é que ao fim de 3 anos de vida académica, é a primeira vez desde que entrei na faculdade! Há coisas que realmente me passam ao lado... O IST tem muito que aprender... É este tipo de experiência que não percebo porque é que simplesmente não existe no Técnico. Mas há sempre coisas que um gajo não percebe.
Bem depois disto tenho mais tempo à tarde, tenho de investigar umas coisas para o projecto do pipeline, mas pronto tou mais descansado outra vez. Tenho de ir às compras, hoje é dia de mercado aqui. A ver se encontro mais coisas fixes, até porque não há actividades na praça, por isso deve haver mais bancas.
Ontém omos como de costume ao Ruif, já sabem que à quarta é noite de Erasmus. Fomos com os outros dois tugas de Coimbra, foi fixe, eles são porreiros. Porreiro pá. por falar nisso, vi um site sobre boas práticas em sustentabilidade, em que Portugal aparece. Parece que temos a maior central de energia solar do mundo, aquela em Serpa. Fixe foi também ver que la no site aparece:
Prime Minister Jose Socrates has stated that he would like 45 percent of Portugal's total power consumption to come from renewable energy sources by 2010. Claramente que estes gajos não conhecem o Socrates... Bem vou indo. Beijos e abraços, e continuem a dar noticias
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Uff....

domingo, 21 de setembro de 2008
Saudade
Mas isto não é assim tão mau como pode parecer mas para além do muito trabalho que tenho, o estilo de vida é muito bom. Bem jé não sei o que queria escrever, mas e uma da manhã e amanha tenho aulas cedo, tenho de ir dormir, acabei a pouco de passar e arrumar a roupa. beijos e abraços para todos*
Ta forte ta!
sábado, 20 de setembro de 2008
O mundo é pequeno!
Bem ontem passei o dia a trabalhar, mas tirei a noite para conviver. Fui jantar a casa do Tommy, um norueguês que mora aqui ao pé. Foi bem fixe, é um grupo engraçado. Depois fomos até à praça à feira popular. Não sei se já disse que esta semana foi a vez da feira popular se instalar na praça principal. Fenómeno curioso e os carrinhos de choques e a xungaria... até aqui parecem inseparáveis. Mas pronto foi bem fixe. Depois ainda viemos para uma festa aqui num dos apartamentos da rua. No fundo era uma discoteca improvisada.
Bem no meio de todo este ambiente encontramos os 2 portugueses de mecânica de Coimbra! agora vejam la bem isto: ha atão dondé que tu és? conheces Pombal? e eu conheço tenho família no outeiro da ranha, Ah eu sou de S. João da Ranha!!!!! Claro que conhecia o S. João, e o Paulo Jorge. E ta a morar 2 apartamentos ao lado de mim!!! no mesmo piso e tudo! Bem fixe...
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Muito trabalho!
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Antes de mais uma aula...
domingo, 14 de setembro de 2008
E dá-te ao vento como um veleiro... solto no mais alto mar
Bem depois tive a queimar neurónios de volta do raio do pipeline, tá a dar luta esta porcaria. Enfim... é assim. Bem depois já não fiz grande coisa...
É estranho, o tempo passa a correr, já lá vão 3 semanas, e devagar... não percas tempo, que o tempo corre, só quando dói é devagar... mas tem sido uma grande experiência. Bem estou um pouco assustado com a carga de trabalho, vamos ver...
sábado, 13 de setembro de 2008
Sábado!
Bem mas ontém foi estranho receber tantas notícas boas de Portugal. É bom saber que os meus amigos estão bem de saúde, e bem dispostos e felizes. E saber que andam sempre juntos para todo o lado todos os dias, bem fixe... Enche-me é de saudades! Mas é assim. Tenho pena de não estar ai com vocês, principalmente quando por aqui já ando a estudar... Mas fico feliz por todos.
Bem entretanto tive mais uma manhã desportiva, tive a jogar badminton e volei, foi giro, mas a escalada foi mesmo de mais! É bem giro porque aqui ensinam mesmo uma data de técnicas e tal, bem fixe.
Bem depois fomos a procura do mercado, mas acabamos a ver as igrejas, este fim de semana tao abertas de borla! Bem ha uma no centro de Delft que se chama igreja de santa maria de kk coisa, mas antes era igreja de S. José! tem lá um altar que bem podia levar para sassoeiros:P Bem vou por um album de fotos com estas para voce verem, porque vale a pena. Esta pareceu me mais fixe do que as outras todas que vi na viagem para aqui, porque as paredes não eram só de pedra, mas estavam todas pintadas, e a igreja tinha muito mais cor do que todas as outras. E foi restaurada em 2006, está mesmo bonita!
Bem por agora não tenho muito mais que escrever, não tenho muito mais tempo de net, e tenho de ir ver as paginas das cadeiras... Beijinhos e abraços para todos, e vão me contando as novidades por aí, para não ficar muito desactualizado. Hoje consegui ver o restinho do jogo de Portugal-Dinamarca, realmente 3 golos em 6 min... enfim... buéda fixe, então...
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Novos (mais) projectos
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Aulas e mais aulas
Bem queria aqui comentar um habito que parece muito comum entre estudantes e professores por aqui: beber café. Ah okey grande coisa. Mas em Portugal bebe-se café, aqui bebe-se quantidades animalescas de café!!! O café deles não é tão forte como o nosso expresso e verdade, mas o que é certo é que muitos professores andam sempre com a mala, o portatil e a caneca do café!! dão aulas a beber café. O de aerodinamica por exemplo, tem uma caneca cheia no inicio da aula, passados 45 min no intervalo vai encher e bebe outra nos outros 45 min... Os alunos trazem termos enormes de casa!!! Que cena isto e quase como ter uma universidade de paulos lopes! Mas pronto quem me conhece vai dizer okey ele quando vier de lá vai tar uma semana de desmame de cafeína. A parte pior é que há algumas máquinas estrategicamente colocadas, com café à borla! Tipo para os profs e no international office e tal, mas e tranquilo ir lá... Enfim eles realmente não dormem, e eu aposto que eles nos laboratórios e assim tem la os catéteres instalados... No ist tb não era dificil, na torre de química bastava trocar o hidrogénio por cafeína, já não havia fugas... Bem vou tentar por algumas fotos... Beijinhos e Abraços
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Até que enfim net em casa...
Beijos Abraços
A reentrada!
Bem para quem tem vertigens é um pouco impersionante. Ele é um bocado longo, não percam tempo a ver porque infelizmente não explode no fim. Mas conseguem ver ressonância na ponta da asa, e uma das últimas secções chega a soltar-se. Coisas.
Entretanto ontém tive mais uma das minha sessões culinárias, e consegui, depois de uns vite minutos a lutar para tirar a pele ao frango, fazer frango com tomate, cenoura etc.. refogado. Bem bom. Claro que não tava igual ao da minha avó mas pronto tinha algumas semelhanças. Depois foi frustante pois passei bué tempo a tentar por a net a funcionar. Hoje tive mais uma data de aulas, algumas um pouco chatas: aerodinamica foi uma treta, porque tiveram a deduzir equações de linhas de correntes, função de corrente, velocidade potencial... tudo o que já aturei em mecânica dos fluidos I, o que nem é mau de todo. A cadeira de energias renováveis foi interessante, mas não sei como se estuda aquilo. Era muita informação sobre as reservas de energia, de petróleo etc... Sabiam que a necessidade energética do mundo actual é cerca de 13TW? T significa tera, kk coisa como 10^12 W. Depois andamos a ver como preencher isto. Um aerogerador dos granditos so consegue produzir 6MW :(, mas de se usa-se-mos apenas 20% de toda a energia do vento, (que se pode utilizar, não ventos impossíveis de converter em energia (mar alto e assim)) chegava para todo o mundo... A questão é que precisamos de muitos moinhos :P Depois vimos também as barragens, a maior do mundo fica no Brazil, e é capaz de produzir cerca de 14GW!!! É impressionante. 92% da electricidade do brazil é produzida em barragens, e a Noruega já chegou aos 100% e já começou a exportar electricidade.
Bem desculpem se me entusiasmei. Depois tive também conecção de materias, aquilo é mesmo difícel. Bem acho que é a mais dificil. O projecto até parece muito fixe, mas depois o exame... enfim. Bem vou fazer pela vida, vou tentar dar notícias cedo. Obrigado pelos comentários, e não se preocupem com o tamanho, quanto mais melhor! Abraços e beijos
Ah é verdade esqueci-me de dizer que hoje está aqui muito calor! quase que dá para andar de T-shirt na rua! lol mas tipo tá grande Sol, e o pessoal vai todo para o telhado da biblitoeca, para a relva, estudar e tar por la deitados e assim. Bem fixe ter um dia destes de vez em quando mas já me disseram que é impossível ter isto assim em Outubro ou Novembro... lol
domingo, 7 de setembro de 2008
Domingo!
- Material conections (tenho de projetar um oleoduto transiberiano, escolher os materiais, a espessura, os métodos de soldadura...)
- Sustainability in Transportation engineering (esta tem um projecto, em que o melhor trabalho ganha 1000€ + 2500€ para invetigação)
- Aerodynamics B (um pouco de aerodinamica nunca fez mal a ninguém, ou fez?)
- Renewable energy (que dizer? e fantástico)
- Advanced Flow and transport phenomena (bem esta tem um pouco de transmissão de calor, o resto e fluidos, mas depois do ultimo ano...)
- Introduction to Wind Energy (só aerogeradores, que pedir mais?)
- Gas turbines (motores de aviões... talvez sirva para alguma coisa, mas é fixe)
- Design of machines and Mechanisms (tipo projecto mecânico, mas com projecto a sério)
- Techonology and sustainability (uma visão sobre a sociedade)
- Introduction to combustion Engines (bem pela primeira vez vou ter uma cadeira directamente a ver com carros, mas mesmo assim ainda não visto o macacao azul... lol de qualquer forma e das poucas coisas que no meu curso tem a ver com carros)
Bem como vêm o curso no ist é uma merda. lol talvez nem tanto, mas a verdade é que eles aqui são muito mais específicos naquilo que ensinam, dirigem-nos logo para uma determinada area do mercado de trabalho. Já no técnico, todos saímos a saber quase o mesmo, por isso é uma treta... A verdade é que este curso de cá é muito mais prático, não só no sentido de fazer coisas, mas também de sermos nós a fazer coisas, coisa que no IST ainda não entenderam. Temos muito menos aulas aqui, a muitas cadeiras com apenas uma teórica de 2h por semana, ou seja temos de trabalhar muito mais por nós próprios. Claro no ist não ouvimos falar de outra coisa nos últimos anos mas eles esqueceram-se do promenor de diminuir a carga horária!!! era bom que alguém de lá ouvisse isto, mas quando voltar vou ter muito que contar a esses senhores.
Bem vou tentar por mais algumas fotos disto por aqui. Beijinhos e abraços, Tiago
sábado, 6 de setembro de 2008
Net!!!
Fim de semana outra vez!
Bem depois vim para a biblioteca e aqui estou, a contar-vos mais um pouco da minha aventura. A historia das disciplinas ja esta quase resolvida, vou fazer 9 cadeiras, quase todas com 3 creditos. Vai muito trabalho acho eu, ate porque algumas delas no primeiro semestre sao sobrepostas, ou seja, nao posso assistir as aulas todas. Vou ter de estudar sozinho. irita-me um bocado nao poder fazer nada este fim de semana, porque sem o raio do netID, nao consigo aceder as paginas das cadeiras, onde tao todos os materiais e livros e tudo... e um bocado mau. enfim...
Estou a gostar disto, e uma grande experiencia. E aprende-se tanto e conhece-se tanta gente... E fantastico. E depois aqui e muito facil conhecer pessoas, quando estamos entre estudantes internacionais claro. Neste momento estou feliz. Obrigado por todo o apoio que me tem dado, espero que tudo tenha andado a correr bem. Peco realmente desculpa de ainda nao ter posto fotos aqui, mas prometo que assim que tiver net no meu PC venho ca meter. E giro pensar que ja passou quase quinze dias... e apesar de toda a confusao, foram bem passados. ah e verdade, tinha posto mal o indicativo do meu telemovel de ca, o numero certo holandes e: 0031681797041. Bem so me resta enviar um grande abraco e beijinhos para todos e para todas, obrigado.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Mais do mesmo
Bem o resto da minha vida tem continuado na maior, tenho comido bem, a casa continua arrumada ;) tem sido bom, tenho conseguido desenvensilhar me bem! Obrigado pelos os coments, acreditem sao muito importantes. Esta primeira semana tem me dado cabo do juizo com esta historia de nao saber o que fazer, mas e muito bom vir aqui e ouvir qualquer coisa vossa. Muito obrigado. Nao precisam sequer de comentar o texto, basta escreverem qualquer coisa sobre o que andam a fazer por ai, chega para matar algumas saudades. obrigado
A e verdade ontem a noite tive uma noite engracada. As quartas e noite de erasmus no The Ruif, e realmente aquilo encheu. Encontramos e conhecemos la algumas pessoas, foi bom. Encontramos o pessoal de areo do ist! bem o pessoal de mecanica vai se passar, mas aqueles gajos que sao 50 ou 60 tem direito a 5 vagas para Delft!!! e alem dos que vem fazer o mestrado todo, por isso ao todo deve ser um grupo de 8/9 portugueses, e tavam la todos ontem. foi fixe. Vim para casa cedo porque hoje tive aulas logo as 8h45. Bem vou entao a procura de alguns livros aqui na biblioteca. Continuem a dar noticias, abracos / beijos para todos
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
E a luta continua...
Bem voltei para casa e como ainda nao tinha agua fui almocar a cantina, para experimentar... Paguei 5e por um prato, sopa e uma garrafa de agua... E demasiado caro e nao e assim grande coisa. Se bem fui para o prato quente, eles aqui so comem sandes e assim ao almoco, se calhar ficava mais barato.
Bem voltei para a biblioteca para voltar a atacar este sistema maluco. Descobri uma cadeira chamada advanced flow and transport phenomena. Ate tem umas certas coisas sobre transferencias de calor, e encaixava no horario. Estava precisamente a haver uma aula naquele momento, la fui eu a correr a procura da sala... Aquilo pareceu-me um bocadinho facil, depois do que eu vi de manha, ainda por cima a primeira parte e balancos de massa... Bem la estou eu agora de volta ao sistema para tentar resolver os meus problemas... Esta primeira semana esta a ser de loucos... e que se ao menos soubesse que cadeiras fazer... Isto ta a dar cabo de mim. Mas pronto a que seguir rijo. Abracos e beijinhos para todos, tenho saudades vossas.
A e verdade, para desmistificar o mito da confusao com o oregaos, trouxe um frasquinho de portugal!! ;) mas afinal eles ate va la, nao misturam os produtos. Existem aqui umas coisas chamadas coffee shops, que sao os sitios onde eles vendem erva e coisas dos genero. Nada a ver com cafe! :P Mas ya para eles e uma coisa banal, assim como tambem ja vi anuncios nas lojas de cogumelos alucinogenicos... e mesmo assim levam uma vida muito melhor que nos. Bem vou continuar na luta. isto continua sem fotos mas eu continuo sem net em casa...
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Desenmerda-te...
Bem mais uma tarde de volta dos horarios. Amanha vou andar a correr o gabinete destes profs, a perdir conselhos. E mesmo complicado encontrar disciplinas minimamente parecidas com as que ia ter em Portugal. E que o curso e completamente diferente. Eu realmente podia olhas para a lista e escolher apenas aquelas que eu gostava de ter, e acreditem ha disciplinas brutais! mas depois quando voltasse a Portugal... ia ser complicado. Bem acho que aqui eles estao se nas tintas para saber um pouco de tudo, mas sim saber muito sobre pouca coisa. A verdade e que acho que e melhor assim... enfim de qualquer forma nao e muito facil arranjar ajuda. Fui la falar com a study advisor e ela teve os mesmos problemas que eu, a procura de disciplinas e assim. Claro que nao ha ninguem que conheca todas as disciplinas daqui, mas enfim sempre podiam ter uma ideia geral ou assim. Nao sei, mas sinto que estou a perder as introducoes as cadeiras. As vezes da me vontade de ficar sentado num anfiteatro assim as ver um pouco de todas as que houvesse a ver se ha alguma parecida e interessante. Bem e em principio vou fazer uma cadeira so sobre solddadura... mas com projectos brutais. O metodo de ensino e muito melhor do que la. E bue a base do desenmerda-te... mas ya eles oferecem bue ajuda mas so se formos a procura dela. Bem tenho de ir as compras. desculpem nao ter escrito muito nestes ultimos dias. posso so rapidamente dizer que ando a melhorar as minha qualidade culinarias, quando voltar ja me podem pedir para cozinhar. E tambem consegui lavar a roupa sem tingir nada! :) beijos e abracos para todos...
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Primeiro dia de aulas!
Bem tou cheio de pica para comecar a trabalhar, agora... Vamos ver como sao o resto das aulas. Tenho de ir a camara para me registar daqui a nada por isso tambem nao vou escrever muito. Ontem tive bue saudades de todos, tambem nao tive muito que fazer a tarde... espero que nao se esquecam de mim, ha muita gente a quem ainda nao dei noticias, nao sei se tem vindo ao blog ou nao. Vou tentar mandar alguns sms... Beijinhos abracos, tiago
domingo, 31 de agosto de 2008
Jerusalem, Cidade de Deus
Sol! E muitas outras coisas.
Bem acabamos por almoçar em casa do Rui já la pás três e tal. Depois como estava um dia lindo, fomos andar de bike até Haia (den hagg). Bem chegamos lá e não vimos grande coisa, mais do mesmo, casas brutais, grandes avenidas e tal. É realmente um grande país. Bem depois vimos a tabuleta de uma terra a beira mar, que já não me lembro o nome. Andamos mais 4km até lá… Bem depois de subirmos o dique apareceu uma imagem que ninguém estava à espera. Atão não é que eles aqui também fazem praia a sério?! Uma praia enorme, com um mar tipo piscina, e muitas mas muitas actividades. Depois percebemos que estava a haver um campeonato de volei de praia, mas havia la montado um estádio principal, e à volta mais de 50 campos de vólei!! Havia também uma data de paredes de escalada, sei lá montes de publicidade etc… Bem a praia em si não era uma praia do Algarve, mas não era pior que Carcavelos (mas com um areal a perder de vista). A areia era muito mais fina que o normal, e a água não propriamente transparente, mas não era fria! Havia muita gente por ali a aproveitar o bom tempo. Bem depois regressamos por outro caminho, foi fixe ver que eles até têm “estradas nacionais” para bicicletas! Vimos ainda muita coisa fixe no caminho para casa, embora a conversa não abundasse. Jantamos e voltamos a sair, mas a verdade é que não encontramos ninguém conhecido. É pena e foi estúpido não termos pedido mais números de telefone e assim ao pessoal ontem. Andamos assim os dois tugas por ai. Bem vimos um concerto, onde afinal estava muita gente de Delft, tínhamos encontrado os bares vazios…Sabem o que e sair a noite e andaram a procura de lugar para estacionar ne? agora imaginem isso de bicicleta, foi o que nos passamos...
(escrito ontem a noite 30 de agosto)
sábado, 30 de agosto de 2008
Sol!, eles aqui tem vida!
Bem depois ja comprei tambem um telemovel holandes, se ficar mais barato para voces podem ligar para +00316 0681797041. Para mim e de certeza mais barato.
Ainda estou sem NetID, entao nao consigo ter net em casa, nem aceder ao sistema da universidade, ou seja, nao posso ver horarios, onde sao as cadeiras etc, e as aulas comecam segunda! nao sei como vai ser. Disseram me que so pra semana e que me conseguiam dar isso...
Bem ontem a noite foi fixe, fomos ate ao bar de erasmus, bem fixe mas bem caro.. 2e por uma cerveja... Enfim depois ja quase nos vinhamos embora la encontramos pessoal conhecido. Uma dinamarquesa e uma data de noruegueses. Foi fixe. Bem combinamos ir hoje ate a praia, e realmente ta um dia brutal, nao a nuvens!! SOL!! claro que nao esta o calor de Portugal mas da para andar de T-Shirt. Bem tenho saudades de todos, e tenho pena de nao poder conversar mais com cada um de voces, mas como sabem a net e limitada. Eu prometo por ca fotos para isto ter mais piada. Bem acho que ja escrevi um pouco, talvez logo passe por ca, mas nao sei quando tenho net outra vez, ontem tentei vir a biblioteca mas ja tinha fechado.. Bem vou andando, beijinhos e abracos
Tiago
(isto ta sem acentos e tal porque o teclado e marado;) )
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Bueda Fixe Entao!
Bem depois fomos ao ikea, demos umas voltas por Delft e pronto andamos para aqui. E um pouco estranho porque nao sabemos bem o que havemos de fazer. Tava a espera de encontrar aqui alguem na net...
Mas pronto em principio amanha ja consigo ter net em casa, pode ser que encontre mais gente... Mas pronto acho que tou ambientado, hoje a tarde ate ja apareceram uns espacinhos de ceu azul, mas nada de Sol... a cidade e gira, e um pouco sempre igual. Eu hei-de por ca fotos, mas so quando tiver net no meu pc.
Bem no fundo foi so para dizer que ja estou um bocado mais orientado por aqui, isto ate e fixe, espero e conseguir conhecer mais pessoas. Beijinhos / abracos Tiago
O primeiro dia...
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Sozinho…
O silêncio é ensurdecedor. Os meus pais acabaram de sair para o hotel, estou sozinho. Pela primeira de muitas noites daqui em diante, apenas o tic tac do relógio e o aquecimento a correr pelos canos. É uma dor estranha, saudades, medos, e um misto de novidade, de desconhecido. Estou entregue a mim próprio. Não há ajudas, não há a quem telefonar numa situação mais complicada, é uma vida a sério agora. Tudo o que aprendi, tudo o que sou é agora posto à prova. Se ultrapassar este desafio, ou como ultrapassar este desafio, então conseguirei provar a mim próprio e a todos que sou um ser independente, um Homem. É uma altura que não se tem consciência que de repente, se deixou de ser criança, de ter todo o apoio dos pais. E que pais. Os meus pais, são certamente os melhores pais do mundo (são meus, para mim claro). É agora que vou dar valor a todo o trabalho de “backstage” que fazem: cuidar da alimentação, da roupa, do lixo, das limpezas, das coisas da casa… Tudo isso que eu e muitos jovens da minha idade estamos habituados foi me retirado. E no entanto só me vai fazer bem! De qualquer forma quero frisar que sem o meu pai, João Manuel Sequeira Duarte, e a minha mãe, Maria Helena Pereira Mendes, eu não seria o que sou hoje. Para mim são uns heróis. Claro, não me vou nunca esquecer da minha irmã, Mariana Mendes Duarte, quem claro eu adoro, é a minha mana. Se quando saí de Portugal pensava apenas em deixar os meus amigos e a minha namorada e que se calhar ainda não tinha sentido nada disto pela minha família, talvez porque me esquecia deles. Sim infelizmente é verdade. Para sair com os amigos, com a namorada, ou para tantas outras coisas havia tempo, para eles nem sempre. É estranho, mas agora é deles que sinto mais falta. Estes últimos dias foram mesmo fantásticos, mesmo com as nossas discussões e desentendimentos, tudo se resolvia. Há já algum tempo que não sentia o meu pai tão próximo de mim, por exemplo. Foram mesmo dias que nunca vou esquecer. Claro que amanhã ainda os vejo, vai ser muito complicado.
Primeiro dia
Já almocei. Tenho de sair de casa, se não fico a deprimir. Ah pera, antes vou limpar a bike:P Bem já lha passei um paninho. Vou à procura do Rui e da lavandaria, depois devo ir um pouco até a net na biblioteca…
E ja ca estou na biblioteca. Ate sexta feira nao vou ter internet em casa, por isso e possivel que as mensagens sejam publicadas com uns dias de atraso. Ja encontrei o Rui, afinal ate o conhecia de vista. Mas agora ainda nao consegui encontra lo. Sei que ele mora na mesma zona que eu, tentei procura lo mas nao consegui. Esta biblioteca e uma coisa... por fora e mt fixe, mas por dentro e mesmo brutal. Tem tipo uma parede enorme so com livros, e de fora ve-se um pinaculo de vidro. Por de baixo dele tem 4 ou 5 pisos circulares com um buraco no meio para iluminar o interior. Acho que vou passar aqui muito tempo, e um optimo sitio para estudar.
Bem realmente e estranho estar sozinho, nao sei o que hei-de fazer. Tenho compras para fazer e tal, ... mas e estranho. E estranho nao ter ninguem em casa, mas acho que me vou habituar a isso. Claro que tenho saudades de todos dai, ja tive a por as fotografias no placar. Depois quando tiver net em casa podem ver o meu quarto pela webcam. gosto muito dos vossos comentarios, servem para matar muitas saudades. Obrigado. Bem espero que o meu dia continue a correr bem. Beijinhos / Abracos
Finalmente, Delft!
Bem depois das voltas da praxe, fui muito bem recebido no escritório internacional e no Duwo. Lá levantei a chave da casa. Depois de andarmos um pouco perdidos nos canais e tal lá encontramos a casa. A primeira impressão foi um bocado má. Assustadora até. As escadas e os corredores, tudo um pouco velho e sujo. À entrada da casa está logo a cozinha e a casa de banho. São um bocado velhotas… mas depois o quarto/sala até foi todo arranjado. É espaçoso, mesmo espaçoso. Faltam lá alguns móveis, tipo uma mesa e tal (acho que vou ter de comer na secretária). Mas o resto da mobília e toda nova, e vê-se que o quarto foi pintado de novo a pouco tempo. No fim de contas acho que vou ficar bem ali. Tenho de ver se conheço e arranjo uns vizinhos fixes! Bem já é tarde, depois continuo a escrever mais um pouco. Abraços e Beijinhos*
(escrito dia 26/08/2008)
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Entretanto
Bem saimos de Paris, depois de espreitar a Notre-Dame, direitos a Burgges. Uma cidadezita no norte da Bélgica fantástica. Cheia de canais, onde tudo era bonito, desde as casas, as pessoas, as ruas, até os cães. Passeámos lá de barco nos canais e depois rumamos a para mais 2h de fila até bruxelas. (...)
Pois é amanhã já estou em Delft. É estranho pensar que para mim a viagem vai acabar, sem voltar a casa. E que vão continuar sem mim. Sei que tenho de ser forte, para tentar ajudar a minha mãe, para ela não ficar muito preocupada comigo. Não sei o que vou sentir… e se achar a cidade horrível? E a faculdade? E o tal colega de Lisboa? Será que me vou dar bem com ele? E a comida? E a casa? E… ??? Continua o turbilhão de emoções…
sábado, 23 de agosto de 2008
As despedidas são sempre difíceis, os amigos vão no coração…
A viagem tem sido muito boa, há muito tempo que não passava tanto tempo e com tanta qualidade com a minha família. A carrinha ainda nos pregou um grande susto logo no primeiro dia, quando o turbo parou de funcionar :S depois parece que mesmo sem arranjo voltou ao normal!
Bem já passaram três dias e chegamos a Paris. No primeiro fomos dormir a Bilbao. Eram as festas da cidade, e notava-se uma agitação fora do normal. Do dia seguinte de manhã fomos ver o museu do guggenheim. Até eu que não gosto muito de arte adorei aquilo. O edificio e uma coisa fora do comum, tanto por dentro como por fora. As exposições lá por dentro são de arte moderna, o que torna tudo muito giro de ver. Eu ia a pensar que ia encontrar quadros e mais quadros mas não, labirintos, esculturas que mexiam, casas inteiras la dentro... Recomenda-se. O resto do dia foi mais chato. Saímos de lá já quase às duas e passams quase o resto do dia parados em filas intermináveis de transito. Só conseguimos ir dormir a Bordeus. Gostei bastante do centro da cidade, tudo muito bem tratado e com grandes restaurantes e pastelarias! Bem depois da gulodice la partimos para mais filas de transito :S fomos almoçar a uma cidadezita do vale do loir muito gira chamada Vendôme. Cheia de canais, flores e mais uma catedral gótica falmejante! As coisas que se aprendem com uma irmã arquitecta. A seguir fomos para Chartes onde fomos a Catedral e à missa. Tinham lá um coro vindo da alemanha, daqueles que só se ouve em cds. Muito bom, so foi pena não se perceber nada. Bem depois viemos para Paris, onde estou agora em casa dos meus tios. Depois hei-de tentar por aqui algumas fotos da viagem.
Depois deste relato todo, só dizer que realmente isto de ir viver sozinho ainda me assusta de vez em quando. É estranho pensar que os meus pais me vão lá deixar, o que torna esta viagem muito diferente das outras que já fiz por França. Outra coisa que me assusta é a lingua. Se aqui já é complicado perceber as coisas do dia-à-dia e estão em Francês, quanto mais lá. Claro que aqui e lá sempre nos desenrascamos com o inglês, mas ler uma ementa ou procurar um produto qualquer num supermercado... pode se tornar uma tarefa complicada. Bem gostava de escrever mais mas tenho de ir dormir. Espero que tenham gostado, se for muito longo ou secante digam. E que já agora esteja tudo a correr bem também por ai. Abraços e Beijinhos, Tiago